Muitas empresas cometem o erro de focar apenas em vender seus produtos e serviços para os clientes externos, sem antes conquistar os clientes internos, ou seja, seus colaboradores.
Por isso, o endomarketing tem se tornado uma prática cada vez mais comum em grandes organizações.
Utilizando essa estratégia de engajamento, muitas empresas conseguem reverter quadros de baixa produtividade e desmotivação entre seus funcionários.
O endomarketing vai além de uma simples comunicação interna que tenta convencer os colaboradores. Ele fortalece a identidade corporativa, mostrando àqueles que fazem o negócio acontecer os rumos traçados pela empresa, seus valores, desafios e os benefícios de fazer parte do time.
Os resultados dessa prática incluem a melhoria do clima organizacional, o fortalecimento e a geração de valor para a marca e um impacto positivo nos indicadores de produtividade e competitividade. O endomarketing esclarece dúvidas, dissemina valores institucionais e gera sinergias, criando uma confiança genuína nos colaboradores em relação à empresa em que trabalham.
Essa confiança faz com que eles acreditem no que fazem, o que pode ser a diferença entre negociações bem-sucedidas e fracassadas. É comum encontrar vendedores que não acreditam no que vendem, mostram falta de entusiasmo e ficam sem argumentos diante das objeções dos clientes.
Por outro lado, existem vendedores que são engajados com os produtos e serviços que vendem, bem treinados e profundos conhecedores das informações técnicas e especificações das soluções oferecidas. Essa crença faz toda a diferença no atendimento. É como se o vendedor transmitisse ao cliente uma confiança genuína no valor do que está sendo vendido. Portanto, nem sempre é a qualidade do produto que garante a venda. O diferencial de uma venda bem-sucedida é a crença genuína no que está sendo vendido.
Se o vendedor não acredita no que vende, deve considerar mudar de empresa ou sair da equipe de vendas. É impossível transmitir uma energia positiva e ser honesto com o cliente quando se vende algo em que não se acredita. O entusiasmo é contagiante, mas seu principal reflexo é no próprio vendedor.
Ao acreditar no produto ou serviço que vende, o vendedor se sente mais seguro de que está oferecendo uma solução que pode realmente melhorar a vida do cliente e está mais confiante para lidar com rejeições e discordâncias.
Quer convencer o cliente sobre o valor do que você vende?
Acredite primeiro!
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