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Os 5 passos da precificação lucrativa...

Para alcançar resultados em seu comércio, especialmente na precificação, é fundamental ser simples.



PASSO 1:

É necessário você saber quais são os gastos que você tem na sua empresa, como: impostos, taxas de recebimentos, comissões... Ou seja, tudo o que reduz o dinheiro que entra na sua empresa são redutores importantes que não podem ser ignorados.


A maioria desses gastos é calculada como uma porcentagem sobre o faturamento, como no caso do Simples Nacional e das taxas de cartão de crédito.


PASSO 2:

Depois de identificar os redutores de receita de sua venda, você deverá levantar os principais gastos associados à existência do seu produto ou serviço.


Alguns gastos são essenciais para seu negocio existir, como: matéria prima, custo de aquisição, mão de obra terceirizada, frete, dentre outros...

São estes gastos que você precisa identificar quais são!


PASSO 3:

Seus clientes e concorrentes são a melhor referência para você estabelecer um preço imbatível. E isso não significa que você precisa ser excelente em tudo para poder cobrar mais...


A grande sacada aqui é não ter uma empresa boa em tudo, mas excelente apenas no que ela deseja ser boa. Esta é a base fundamental de marketing que você deve considerar ao definir seu preço.


Devido a essa base, muitos consultores de negócios, proprietários e sócios de empresas cometem um erro ao definir o preço. Eles fazem uma comparação com os concorrentes e chegam à conclusão errada:

"MEUS CONCORRENTES COBRAM 'X' REAIS, ENTÃO PRECISO COBRAR IGUAL OU MENOS PARA VENDER MAIS!"

NÃOOOOO!!! NÃO FAÇA ISSO! Preste muita atenção no que vou te contar agora:

Antes de olhar para a concorrência, você precisa olhar para seus clientes.

Seus clientes são as melhores referências para você ter um preço competitivo.


PASSO 4:

Já ouvir falar em ancoragem de preço? Esta é uma técnica muito poderosa para aumentar seus lucros e poucas pessoas sabem como usa-la.


Ela é uma ferramenta de precificação que consiste em apresentar dois valores comparados para o cliente criando um parâmetro para que ele avalie positivamente o preço da venda do seu produto ou serviço.


Imagine que você tem o produto A e o produto B na sua empresa. O primeiro tem uma qualidade inferior, mas é plenamente funcional e custa R$ 100. Já o produto B possui melhor acabamento e funções específicas, sendo vendido por duas vezes o valor do produto A, ou seja, R$ 200.


Se um cliente acha que o produto A está caro demais ao considerar uma compra, você pode apresentar o produto B com todas as suas vantagens. Ao conhecer o preço do segundo produto, o valor do primeiro parece mais acessível, não é verdade?


Assim, o consumidor pode se sentir mais inclinado a realizar a compra, devido ao efeito de ancoragem de preços. Ao comparar as opções, uma delas parecerá significativamente mais vantajosa, facilitando a decisão de compra.


PASSO 5:

Neste momento que você coloca tudo o que você aprendeu em prática, é o momento em que você descobre a margem de contribuição do seu produto ou serviço.


A margem de contribuição é uma das principais métricas financeiras do seu negocio.


Quando você descobre a margem de contribuição da sua empresa você sobe rumo ao crescimento da sua empresa.




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